segunda-feira, 30 de julho de 2007

Skin de componentes ADF

Para utilizar um skin diferente do tradicional para os componentes ADF, basta incluir no projeto alguns arquivos referente ao novo Skin (css, imagens), e configurar para que a aplicação os utilize.

Com o JDeveloper, na opção de updates é facil encontrar o item para skins adicionais e basta baixa-los para que eles fiquem na pasta da IDE, e seja possivel utilizar.

Ja com os novos Skin na maquina, resta apenas copiar esses arquivos para uma pasta do seu projeto, e mapea-los para que a aplicação os encontre.

Dentro dessa pasta, pode-se criar pastas para cada Skin que decidir utilizar, e dentro da pasta do Skin, ficara o arquivo de css e as imagens que ele utiliza.
Lembrando que as tags de css devem seguir um padrão de nome ja definido, então para alteraçoes nas cores e outras propriedades é de grande importancia prestar atenção a esses nomes para que funcionem corretamente.

Nesse link pode ser obtido um skin padrao: Oracle Skin

Depois de colocado os arquivos na pasta, é preciso mapea-lo para que seja encontrado pelo projeto, e para isso é necessario um arquivo xml chamado: adf-faces-skins.xml , e que ficara na pasta WEB-INF do projeto, e nele é definido a estrutura do skin dessa forma:



<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<skins xmlns="http://xmlns.oracle.com/adf/view/faces/skin">
<skin>
<id>silver.desktop</id>
<family>silver</family>
<render-kit-id>oracle.adf.desktop</render-kit-id>
<style-sheet-name>skins/silver/silver.css</style-sheet-name>
</skin>

</skins>



Essa estrutura faz com que o skin seja encontrado pelo projeto, e para utiliza-lo, é preciso apenas inserir o seu nome em outro arquivo xml que provavelmente ja estara na pasta web inf : adf-faces-config.xml

<?xml version="1.0" encoding="windows-1252"?>
<adf-faces-config xmlns="http://xmlns.oracle.com/adf/view/faces/config">

<skin-family>silver</skin-family>

</adf-faces-config>

E com isso a aplicação ja estara com um novo visual, e sendo possivel deixar essa opção selecionavel pelo usuario.

Podem ser encontradas maiores explicaçoes em: Oracle ADF

Nenhum comentário: